Nona edição do “Radiografias do Cotidiano” é lançada com casa cheia e reforça o papel do incentivo à cultura

Nona edição do “Radiografias do Cotidiano” é lançada com casa cheia e reforça o papel do incentivo à cultura

“Sempre foi um bom aluno, muito inteligente, muito interessado. Sempre esteve no meu coração e sempre estará. É um filho, porque os alunos da gente passam a ser filhos da gente”. Agripina de Souza Rodrigues, 85 anos.

 

E assim se iniciou a noite de quinta-feira (06) que marcou o lançamento da nona edição da série “Radiografias do Cotidiano”. Dona Agripina, primeira professora do autor e organizador da obra, Eugênio Maria Gomes, partilha do mesmo sentimento de Glória Soares do Amaral (Irmã Ana Lúcia), Diretora do Colégio Menino Jesus de Praga entre 1966 e 1980, e também ex-professora de Eugênio: “É uma experiência muito interessante porque esse grande menino foi meu aluno quando eu era diretora do Menino Jesus de Praga, e eu o via passando pela portaria, chegando para os estudos. Ele estava sempre querendo estudar, esforçado”.
Presidente da Academia Caratinguense de Letras, Hélio Amaral comentou que essas iniciativas são importantes para Caratinga, pois acredita que uma cidade que produz literatura é uma cidade que progride, e que o melhor investimento para a economia é a cultura.
Nesta edição, doze alunas da Escola Professor Jairo Grossi participaram da obra e contribuíram com suas experiências. Maria Clara Leite Loreto de 11 anos escreveu o conto “Onde os mistérios se desvendam, os problemas vão se resolvendo”, que fala sobre Caratinga. Ela ficou emocionada com a experiência, pois nunca tinha participado de um livro. “Foi uma experiência maravilhosa, pois as meninas se dedicaram à escrita. Para mim, como professora de Literatura delas esse ano, acredito que foi uma experiência única. Eu acho que hoje as nossas alunas da Escola Professor Jairo Grossi estão deixando a sua marca no tempo”, comentou Eliza Cristiane, que também participou do livro com um texto de apresentação da participação de suas alunas.
“Para nós do Centro Universitário de Caratinga e da Fundação Educacional é motivo de muita satisfação de ter em nosso quadro um professor dedicado a escrever e incentivando outras pessoas a escrever também, e agora, principalmente, incentivando essas crianças” registrou o Reitor do Unec, Antônio Fonseca da Silva. Ele lamentou o fato de que em nosso país muitas vezes a cultura não é tão valorizada por autoridades e governantes. Segundo ele, ainda, aqueles que se dedicam a isso são um baluarte, verdadeiros heróis que estão fazendo o bem para as pessoas e para a comunidade como um todo.

O “Radiografias”
“Radiografias do Cotidiano” é uma história que teve início em 2009, quando o primeiro livro foi lançado, para falas das coisas do cotidiano: nosso trabalho, nossa família, nossa fé, nossa maneira de enxergar o mundo. Uma série literária de crônicas, contos e artigos escritos e organizados pelo professor Eugênio Maria Gomes, Pró-reitor de Administração do Unec.
“É um sentimento de muita alegria, a casa cheia, as pessoas prestigiando o livro, prestigiando a cultura, prestigiando a responsabilidade social. Prestigiando também doze autoras mirins, começando a escrever agora com belíssimos textos, tudo isso é motivo de muita alegria pra mim”.
Desde sua primeira edição, a série cumpre também um papel social, revertendo as vendas para instituições e entidades da cidade. Eugênio comenta que ver tantas pessoas se engajando e participando do evento lhe dá mais vontade ainda de escrever: “o livro merece essa festa. A festa não é para mim, é para o livro, é para a leitura. O livro de fato é capaz de abrir portas, escrever e reescrever histórias. O livro é capaz de mudar vidas. Quem pega um livro e lê, vai se tornar uma pessoa diferente, com certeza”.
Responsabilidade Social
Toda a renda dos quase 300 livros autografados na noite de lançamento será revertida para a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Caratinga e para o Coral Menino Jesus de Praga. “As pessoas adquiriram o livro, sabem quer a renda do livro vai ser toda revertida para a Pastoral da Pessoa Idosa de Caratinga e para o Coral Menino Jesus de Praga, como sempre acontece em toda edição do “Radiografias”. Então as instituições estão sendo ajudadas e as pessoas levando uma boa leitura pra casa”, comentou Eugênio.
A Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Caratinga conta com trabalho voluntário, e segundo o coordenador José Faustino, essa doação será muito importante para dar continuidade às atividades desenvolvidas.
Para Ivone da Glória Rodrigues Lopes, diretora da Escola Menino Jesus de Praga, é um grande feito essa parceria que o professor Eugênio – padrinho Coral – sempre mantém conosco, visto que ele sempre foi mantido por meio de parcerias. Ela comenta que com as doações, o trabalho desenvolvido será ainda mais fortalecido.
Várias autoridades estiveram presentes ao evento, a exemplos dos juízes Dr. Consuelo Silveira Neto e Dr. Anderson Fábio Nogueira Alves, o representante da ACIC, empresário Ary Soares, os representantes do Tiro de Guerra, sargento Costa e Subtenente Cezar, os representantes do GOB-MG, senhor Adilson de Castro Teodoro e Dr. Marcos Alves Barbosa Neto, o cartunista Edra, a jornalista Raquel Borsari (apresentadora da obra) e os membros da Academia Caratinguense de Letras.
A obra, patrocinada pelo Irmão Supermercado, Viação Riodoce e GOB-MG, contou com a participação especial das autoras Ana Laura Silveira Souza, Daniela Paiva Medeiros, Clarice Assis Cunha, Laura Ferreira Carvalho Laura Viana D´Avilla, Luana Damião Souza, Maria Clara Leite Loreto, Maria Eduarda Vitali, Marianna Maria Machado Vieira, Marina Santos Goulart, Sophia Rocha Anselmo Sobreira, Vitória Santos de Faria, Eliza Cristiane de Rezende Marques e Juliane Lemos. O lançamento da obra foi abrilhantado pelo Coral Infantil Menino Jesus de Praga e pela cantora Lorena Soares e o cerimonial ficou por conta de Renata Alves, do Decom/Unec.

Fonte: www.unec.edu.br

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter