Professoras do Unec e Jairo Grossi participam de congresso na Unicamp

Professoras do Unec e Jairo Grossi participam de congresso na Unicamp

Os cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Caratinga (Unec) têm participação garantida no congresso com apresentação de artigos da professora e coordenadora do curso, Cláudia Cardoso da Cruz Gomes, da professora Eliza Cristiane de Rezende Marques (Escola Prof. Jairo Grossi e UNEC) e dos alunos Elzira Gonçalves Rosa Neta e Fernando Souza. Foram aprovados para participação no 20º Cole (Congresso de Leitura) três artigos que trazem resultados de pesquisas realizadas com professores, profissionais das bibliotecas, alunos e equipe da Superintendência de Ensino, abordando como a relação destes profissionais interfere na formação do leitor crítico e consciente, e também as principais práticas de leitura e produção textual presentes nas escolas da região.

A Política Nacional do Livro determina e estimula os alunos a lerem. O artigo “Políticas Públicas e formação de Leitores: Legislação, Biblioteca e Práticas de Leitura”, de autoria da professora Eliza Rezende Marques e de Elzira Gonçalves Rosa Neta analisa as práticas de leitura, em algumas escolas públicas pertencentes à 6ª Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, dentro do contexto das Políticas Educacionais de acesso ao Livro, Lei 10.753/03.

“O perfil do bibliotecário e sua importância para a formação do leitor”, de autoria da professora Cláudia Cardoso da Cruz Gomes, analisa a formação de leitores no espaço escolar, em especial na biblioteca, e o perfil do profissional que nela atua, descrevendo os espaços e como são desenvolvidos os trabalhos nas escolas da região.

E ainda, o artigo “Redação: Análise das práticas docentes e seus reflexos no desempenho dos educandos”, que aborda a atuação dos docentes do Ensino Médio, da 6ªSRE Caratinga MG, que obtiveram melhores colocações em seus resultados, em 2014, buscando conhecer as estratégias e propostas de ensino, as práticas e as atividades docentes, considerando a realidade prática para tais resultados.

SOBRE O EVENTO

Com o tema “Nas Dobras do (Im)Possível”, o 20º Congresso de Leitura do Brasil promovido pela  Associação Brasileira de Leitura, com apoio de instituições importantes, dentre elas Unicamp, Fapesp, Capes e CNPq,   acontecerá em Campinas/SP entre os dias 12 e 16 de julho. Este evento é um espaço de discussão, troca e proliferação de experiências que apontem para os processos relacionados à leitura e seus desdobramentos. Além disso, conta com a participação de autores, pesquisadores e artistas de renome nacional e internacional. O evento terá quatro conferências, 15 mesas redondas e 79 sessões de comunicação com 461 trabalhos aprovados representando a produção de quase mil congressistas. O congresso traz ainda a oferta de 22 minicursos aos seus participantes, exposições e a Mostra Kino de Cinema.

Fonte: http://www.diariodecaratinga.com.br

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter