Os jogos são importantes instrumentos no processo de ensino e aprendizagem. Em geral os jogos envolvem o uso de estratégias competitivas, mas também promovem situações de estimulo a solidariedade tal como é o caso do jogo “Mancala”.
Um jogo africano com mais de dois mil anos. Jogado inicialmente no chão utilizando covas feitas na terra e sementes como peças do jogo.
É jogado em dupla, cada jogador possui uma série de covas em linha por onde são distribuídas as sementes, e não se diz mover as sementes e sim semeá-las.
Utilizando um tabuleiro, desenvolvido com materiais reciclados, a professora Elizabeth de Sousa Gonçalves, trabalhou com os alunos do 7º ano, planejamento de ações, sequenciamento, manipulação de quantidades, ação exploratória, raciocínio lógico e também solidariedade, pois, nesse jogo, não se deve deixar o adversário com fome, por isso o jogador deve distribuir suas sementes de maneira que o adversário receba sementes para continuar o jogo.
O objetivo do jogo é realizar uma grande colheita, logo, o jogador que colher mais sementes até o final da partida, ganha.