A poesia em um dos seus diversos conceitos e definições é a arte de compor ou escrever versos. Poesia vem do grego e quer dizer composição, pintura, expressão artística.
Mas, vai muito além disso em suas muitas definições sociais e pessoais, não tendo então, um só significado ou uma só interpretação.
A poesia é algo intrigante, é comunicação que nos permite falar com os demais, é o puro retrato de nossa imaginação e da capacidade de transfigurar-se, criar quem se deseja Ser ou parecer Ser. É uma emoção exteriorizada. Além disso, tem grande importância quando se trata de criar solidariedade e estar em sintonia com diversos grupos sociais.
Um poema não se torna poesia apenas por suas rimas ou versos, um poema se torna poesia ao nos exibir imagens da realidade, ao adentrar no interior de nossas mentes e conquistar, com intensidade, o oculto de nossos corações. A poesia é um protesto da consciência humana em todas as suas peculiaridades e consiste em levar alegria e conhecimento a espaços viáveis, com apreço e vigor, evidenciando sensações, emoções e ideias do cotidiano real e imaginário, o que a faz atender a todos e não apenas seus apreciadores assíduos, pois como já dizia Ermanno Olmi “A poesia é a verdade disponível a todos. Somos todos poetas.”
Sendo assim, fazer poesia é deixar que a alma transpire seus mais íntimos devaneios e essências. O ser lírico é um fingidor!
Assim, no dia 20 de março, os alunos dos 9° anos do Ensino Fundamental II, da Escola "Professor Jairo Grossi", em um "Café Poético" puderam expressar sua essência através de suas palavras em forma de poesia!