Os nossos ouvidos são como sensores que captam todos os sons ao nosso redor, desde o risinho gostoso de um bebê, a gargalhada de um amigo até a voz suave da professora contando uma história. O som das risadas na sala de aula, o barulho das folhas caindo no chão e até o "bom dia" caloroso dos membros da família são como músicas que tocam a alma e fazem o dia mais feliz.
Há coisas que não precisamos ouvir, porque não trazem nada de bom. Como a voz da raiva, o som do desrespeito ou o barulho do medo. Esses sons não ajudam a construir um mundo de amor e cuidado, e por isso devemos aprender a deixar de lado, pois não fazem bem.
Mas ouvir vai além do simples escutar. Muitas vezes, o que é mais importante não se ouve com os ouvidos. O silêncio de um abraço carinhoso fala mais do que mil palavras. O olhar da mãe ou do pai, cheio de amor, também é uma forma de ouvir, sem que nada precise ser dito. As palavras de apoio da professora, ditas com gentileza ajudam a fazer os corações ficarem mais tranquilos, mesmo quando a gente não vê.
Quando escutamos o pulsar do coração, ouvimos o som divino da vida que toca as mais belas e inesquecíveis melodias, acompanhada dos ritmos que nos fazem respirar o amor.