No sábado, 11 de novembro, na quadra coberta da escola, foi realizada a culminância do Projeto Interdisciplinar “A alegria de brincar”, desenvolvido pelas turmas do 2º ano, do Ensino Fundamental I, que envolveu as disciplinas de Português, Matemática (Laboratório de Jogos), História, Geografia, Artes, Educação Física, Literatura e Produção de Texto em atividades lúdicas que possibilitaram o resgate de brincadeiras, e assegurou às crianças o direito de brincar, também garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – artigo 16).
O melhor em ser criança é poder brincar à vontade. Além disso, o ato de brincar é fundamental na vida, pois estimula o desenvolvimento infantil tanto físico quanto psicológico. As brincadeiras dão oportunidades à criança de conceituar, aprimorar e experimentar novas emoções e sensações; e possibilitam a aquisição de conhecimento do mundo em que ela, os colegas e os familiares vivem.
O mais importante é que brincar, para a criança, é o momento de aproximação, de estreitar laços e criar memórias que ficarão para sempre. É o instante perfeito de tornar próximo quem ela tanto ama. Quando os familiares participam das brincadeiras, a criança sente-se valorizada, que é prioridade na vida de quem ama, e que tem um lugar especial em agendas com tantos compromissos.
Através das brincadeiras, os olhares se encontram, os sorrisos se manifestam, os sentimentos são externados e eternizados, a confiança e a segurança são conquistadas, a comunicação é estabelecida, a relação familiar evolui, e o afeto tem seu lugar garantido. Nestes momentos juntos, o que importa não é o brinquedo, mas com quem brinca; o que ela valoriza não é a quantidade de tempo que foi dispensado, mas a quantidade de amor colocado.
Brincar vai além da diversão. Brincar é o tempo dedicado a conhecer quem se ama, e a demonstrar o quanto valorizam o momento que passam juntos, solidificando os laços afetivos.