O polvo é um animal muito sensitivo, que consegue sentir sabores, cheiros e texturas diversas por meio das ventosas de seus tentáculos. É muito inteligente e observador. Inclusive, esse ser muda de cor de acordo com as emoções que vivencia ou com as situações de perigo que enfrenta, sendo assim, capaz de se camuflar. Ele pode sentir dor emocional e prazer. Talvez, por isso, crianças se identificam com ele.
Pais e professores podem utilizar brinquedos desse animal em contação de histórias e brincadeiras para que as crianças possam manifestar o que estão sentindo, pois de acordo com alguns psicólogos, as crianças assimilam e reconhecem os sentimentos quando os observam em objetos ou animais.
“Um brinquedo só se torna brinquedo pela ação do brincar. (...) Quando brincamos, nos damos a chance de melhorar como humanos e ajustamos a nossa comunicação a uma linguagem autêntica e eficaz”, segundo a psicóloga Deyse Campos.
Brincando no “Polvo Amigo” que existe em nossa escola, além de se refrescarem na água, nossos alunos desenvolvem habilidades como o autoconhecimento, a socialização, o aprimoramento do vocabulário; nomeiam sentimentos; expressam suas emoções; povoam o imaginário; lidam com divergências; e têm uma diversão garantida.