Ao final de todo ano, a Allegro apresenta para os pais e toda a comunidade o seu tradicional festival de dança, finalizando brilhantemente o trabalho desenvolvido ao longo do ano, focado na formação artística e humana de nossas bailarinas.
Alunas da Educação Infantil ao Ensino Médio, professores e mães de alunos participam do projeto que conta, em média, com 200 (duzentos) bailarinos.
No dia 25 de novembro de 2023, o 23º espetáculo de dança, apresentado pela Allegro – Escola de Dança “Jairo Grossi” teve como tema “Memórias”.
As memórias que temos funcionam como uma máquina do tempo para cada um de nós. Elas nos levam a um passado distante ou próximo. Também podem nos remeter a um futuro, quando planejamos estar com quem amamos em lugares que o coração deseja estar, ou nos projetos que almejamos realizar; logo, elas são chamadas de sonhos.
Memórias são portas que as emoções diversas, vivenciadas com afeto ou com a falta dele, deixaram abertas. Algumas podem aprisionar. Mas, outras nos libertam à beleza da vida como um nascer e um por do sol, um sorriso iluminado pela alegria que vem de dentro, como um olhar que se direciona ao alto num instante de oração. Umas são doloridas demais, mas fazem parte da nossa história; e há dores que, cicatrizadas pelo sofrimento vivido, jamais deixarão de serem sentidas pelo adeus que disseram. Essas nos encontram apenas na saudade.
No entanto, as memórias são quintais cheios de brincadeiras; são cozinhas cheias de delícias; concertos onde a orquestra da vida apresenta as mais belas canções; são momentos capazes de despertar sentimentos que alegram, emocionam, ensinam, e fazem valer a pena cada ocasião vivida e marcante, desde a infância até o presente instante.
Memórias são registradas no fortalecimento dos laços familiares, no ato de contar histórias e de brincar, numa viagem inesquecível, nos relacionamentos estabelecidos, na menor oportunidade de estar junto; pois elas são uma forma de recarregar as energias, de renovar o espírito, de aquietar o coração, de retomar o caminho e de edificar o ser humano.
Memórias são os passos de uma dança que o tempo proporciona para que cada pessoa possa sentir os pulsares de sua própria vida.