O aprendizado das crianças no quinto ano é como a construção de uma poesia. Cada palavra, cada frase, cada conceito, é uma sílaba métrica que se encaixa com cuidado e dedicação, formando versos que ganham vida e significado. Tudo se torna uma expressão única de emoção e descobertas.
As professoras, com seu amor e paciência, são como as musas inspiradoras, guiando cada aluno a descobrir o seu próprio ritmo, a sua própria voz. As famílias, com seu empenho e participação, são os parceiros dessa criação, oferecendo o apoio necessário para que cada verso se transforme em poesia completa. Juntos, professoras e famílias ajudam as crianças a entender que a vida, assim como a poesia, é feita de momentos pequenos, mas essenciais, e que cada passo no aprendizado é uma estrofe que, somada ao esforço de todos, cria uma obra única e cheia de sentido.
Ao longo do ano, a professora Márcia Milagres, com amor e dedicação, foi como a mão de uma poetiza, ensinando não só as técnicas da escrita, mas também a sensibilidade para perceber o mundo ao redor e traduzi-lo em palavras. Ela e os alunos, ao explorarem a beleza da língua portuguesa, nas pequenas rimas do dia a dia ou nas grandes criações fortaleceram, com amor e criatividade, o projeto de língua portuguesa.
Na culminância desse projeto, alunos, professoras e famílias se tornam poetas no palco de um recital único. Cada um, com sua contribuição, apresenta uma poesia de aprendizado, de superação, de carinho e dedicação. As crianças, agora com suas palavras mais seguras, declamam o fruto de meses de trabalho, enquanto a professora assiste com orgulho, como verdadeira autora desse processo. As famílias, com o coração cheio de emoção, aplaudem o esforço e o crescimento, reconhecendo que, juntos, construíram algo belo e profundo.
Mais um ciclo de aprendizado na vida das crianças do quinto chega ao fim como um recital de poesias, onde cada rima, cada verso, é a celebração de um caminho trilhado com amor, cuidado e a certeza de que o aprendizado é a poesia que acompanha a vida para sempre.