A poesia é uma das mais belas formas de proporcionar o encantamento com a leitura. O ser humano já nasce leitor por excelência. Ele traz em sua essência os finos traços da literatura e coloca-os em prática, a começar, por meio da leitura do mundo que está ao seu redor: lê as derrotas e as vitórias na forma como manifestam os sentimentos perto dele; lê a maldade e a bondade nas palavras que vem do interior de cada ser; lê a alegria nos sorrisos que lhes são direcionados; lê sobre o amor no brilho dos olhos de quem o acalenta; lê a essência da vida no pulsar dos corações que se aconchegam ao seu.
O ser humano é poesia por natureza. É poesia ao gesticular; é poesia ao falar; é poesia ao se relacionar com a vida como um presente divino. É a poesia que lê outras poesias. O ser humano é a mais sublime poesia do Amor.
Ler e declamar poesias tornam mais atraente as experiências vivenciadas na escola. E, para o leitor-aprendiz, fica mais agradável e prazeroso estabelecer um vínculo com leitura, instigando-o à valorização do que tem de mais precioso.
Na busca por uma leitura enriquecida de emoções, aventuras e muita ousadia, os alunos do 5º ano desenvolveram atividades relacionadas ao Projeto “Poesia na escola”. Diversos poetas foram a inspiração para eles. E, a culminância do projeto, realizada no dia 8 de dezembro, foi um presente para todos os que vieram prestigiar uma noite mais que especial; na qual a combinação de “Natal, Família e Poesia” teve como resultado os momentos onde o amor foi declamado para trazer o brilho da paz e da esperança.