Aconteceu durante todo o mês de maio, o desenvolvimento do projeto “Vamos Brincar de Ler?”, que foi muito envolvente e dinâmico.
Esse projeto tem como objeto principal unir a família para uma leitura agradável, com o intuito de trazer para esse momento um prazer, uma alegria compartilhada. Desenvolvendo, assim, um vínculo afetivo entre livros, leitura e família.
O hábito da leitura deve ser incentivado com alegria, carinho e interesse de conhecer o novo e desvendar conhecimento.
O teatro de fantoches foi escolhido por desenvolver várias habilidades e por ser uma poderosa ferramenta na Educação Infantil por diversos motivos. Entre eles:
1. o desenvolvimento da linguagem: as crianças são incentivadas a falar, ouvir e compreender histórias; o que aprimora suas habilidades linguísticas;
2. a estimulação da criatividade e imaginação: criar e manipular fantoches permite que as crianças explorem sua imaginação e inventem histórias;
3. a expressão emocional: o uso de fantoches facilita a expressão de emoções e sentimentos de uma maneira segura e lúdica, ajudando as crianças a lidarem com suas próprias emoções;
4. o desenvolvimento social: as atividades de teatro de fantoches promovem a interação social, colaboração e trabalho em equipe, pois as crianças frequentemente precisam trabalhar juntas para contar uma história;
5. o aprendizado de valores e lições: histórias encenadas com fantoches podem abordar temas importantes, como o respeito, a amizade, a honestidade e outras lições, proporcionando um aprendizado significativo.
6. o desenvolvimento motor: manipular fantoches ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina e na habilidade de controle manual.
Portanto, o teatro de fantoches não só enriquece o currículo educacional, mas também oferece um ambiente lúdico onde as crianças podem crescer em vários aspectos e ampliar as dimensões do conhecimento.