O Projeto “Trilha das Sensações”, desenvolvido pela turma do Minimaternal, tem por objetivo produzir um saber que une o desenvolvimento motor, intelectual e o afetivo por meio das sensações que fazem com que as crianças tenham uma harmoniosa conexão consigo mesmas, no desenvolvimento de suas personalidades; e consigam autenticidade no relacionamento com os outros.
A maior parte das atividades neurais acontece mediante a estimulação realizada através dos sentidos da visão, do olfato, do paladar, da audição e do tato. Logo, é de suma importância que a criança esteja em ambientes que a estimulem de todas as formas possíveis para que, assim, o desenvolvimento de suas habilidades possa fluir e ser exercitado a cada desafio. A estimulação sensorial é a base da psicomotricidade, que possibilitará a ela conhecer o mundo com ele é, e adquirir ferramentas necessárias para as competências de leitura, escrita, cálculo, atenção, equilíbrio, criatividade, memorização e até a socialização.
Todos os sentidos devem ser bem aguçados por meio de atividades lúdicas, próprias para despertar, se possível, o melhor de cada ser. Na visão, a habilidade de identificar, discriminar, processar, perceber e relacionar a beleza de tudo que está ao redor. Na audição, a habilidade de discriminar e distinguir os sons que tornam a vida mais dinâmica, e ser capaz de reagir a eles. No tato, a habilidade de corresponder ao mais leve toque da alma que anseia por abraços que são capazes de trazer paz e felicidade; de reagir à pressão imposta pela ansiedade dos momentos; de sentir a temperatura do coração que se aproxima ou distancia; de movimentar-se na direção contrária ou a favor de tudo que impulsiona os sonhos e as realizações; de perceber as texturas que a alegria de viver oferece; de saber diferenciar a dor passageira daquela que uma simples lembrança torna infinita; de sentir que cada pulsar significa o breve instante de um eterno milagre. No olfato, a habilidade de diferenciar os cheiros que possibilitam reconhecer o que é bom ou ruim, tornando pequenos instantes memoráveis por seus perfumes. No paladar, a habilidade de degustar os diversos sabores que a vida oferece, rejeitando os que fazem mal e, apreciando as docilidades daqueles que fazem bem.
Porém, a maior de todas as habilidades, desenvolvida nas mais diversas sensações, fica exposta na alegria de realizar experiências afetivas com aqueles por quem se nutre tanto amor: os membros da família.