Notícia
home → Notícia
Iniciativa foi desenvolvida no maternal da Escola Professor Jairo Grossi, em Caratinga.
Através de uma iniciativa marcada por promover o uso de fantasias e a prática de atividades lúdicas circenses, os alunos da Escola Professor Jairo Grossi, de Caratinga, puderam aprender se divertindo. A ação faz parte do projeto “Venha Brincar! O Circo Chegou!”, encerrado na noite de quinta-feira (08/11), na sede do educandário.
O projeto, desenvolvido com as crianças do maternal da Jairo Grossi, com faixa etária de 03 anos, tem como intuito promover atividades necessárias para o desenvolvimento e o aprendizado dos pequenos. A ação culminou com uma apresentação especial no auditório Celso Simões Caldeira, com direito a musica, danças e muita alegria. A orientadora escolar Márcia Barbosa, afirma que o projeto, iniciado em setembro, integra uma série de outros que são desenvolvidos ao longo do ano.
Ainda segundo Márcia, desde então, vem sendo desenvolvido um trabalho de reconhecimento do circo, com o objetivo de tratar do processo de alfabetização, mas sem perder a magia. “O projeto é cheio de emoção, de música, de atividades, mágica e encantamento. E isso causa atração ao processo de alfabetização, encantando a criança. Traz conhecimento e ao mesmo tempo, um trabalho diversificado. É de uma grande riqueza grande.”
O auditório ficou tomado por convidados, a maioria familiares das crianças. Os pais ficaram encantados com as apresentações e com o projeto e não pouparam elogios à iniciativa da escola. É o caso de Marina Moura Faíco, mãe de um dos alunos da Jairo Grossi. “É impressionante como que as atividades lúdicas facilitam o aprendizado. Os alunos ficam fascinados. Eles aprendem as músicas, ensaiam em casa e ensinam a importância da participação da família. Estão todos animados. É muito bacana! A escola faz um trabalho muito legal. Com tais métodos, as crianças absorvem mais o conhecimento. A Jairo Grossi está de parabéns!”
A professora do maternal da Jairo Grossi, Renata Lopes, atribui o sucesso do projeto à metodologia aplicada. “Isso traz motivação. Essa é a proposta da metodologia de ensino pedagógico. Trabalhamos várias atividades, como dinâmicas, músicas. Buscamos aplicar ações diversificadas e as crianças se adaptaram.”
Através do projeto e do universo fantástico do circo, as crianças puderam vivenciar diferentes situações e despertar a imaginação. É o caso do pequeno Matheus. Com toda a genuinidade e pureza de uma criança, ele se apaixonou pelo projeto e com certeza levará consigo lembranças para uma vida inteira. “Gosto muito do circo. O que eu mais admiro no circo é o mágico. Por isso escolhi me vestir de um.”, afirmou esbanjando sorriso e alegria, momentos antes de se juntar aos amiguinhos, todos com a mesma fantasia, para a apresentação.
Fonte:www.unec.edu.br